5 habilidades de vendedor para você ser bem sucedido

 

 

Ser um negociador de sucesso requer muitas habilidades de vendedor — além do conhecimento profundo acerca do produto ou serviço que está oferecendo. Todas essas qualidades fazem com que possa conquistar muito mais clientes e fechar mais negócios.

Você persegue metas, mas tem dificuldade de cumpri-las mês a mês? Quer ser um vendedor de destaque e apresentar bons números? Conheça 5 habilidades que precisa adquirir para obter sucesso!

 

Comunicação objetiva

A comunicação é fundamental para começar qualquer tentativa de venda. Um bom vendedor precisa saber como conversar corretamente com os seus potenciais clientes, e isso envolve desde a abordagem até o fechamento do negócio.

É essencial que você domine a língua portuguesa e saiba adequar o tipo de linguagem com o perfil de cliente que vai atender. Além do mais, a comunicação por escrito também precisa ser precisa e correta. E não basta apenas saber falar: um bom vendedor precisa saber ouvir — o que vai lhe dar material para identificar melhor o perfil da clientela.

Busque entender bem o que o seu cliente tem a dizer, dessa forma você poderá adequar a sua proposta para o que ele realmente precisa, aumentando as chances de êxito na negociação de venda!

 

Confiança na abordagem

A relação com o cliente precisa exalar confiança. As pessoas não fecham negócios ou compram produtos com vendedores que não demonstram ser verdadeiros em seus relacionamentos e modos de tratar. Para isso, comprove para seus clientes que você conhece o assunto (no caso, o produto) e que ele pode acreditar no que diz e esperar um bom negócio.

Não faça promessas que não possa cumprir, mas cumpra todos os prazos estipulados e acordados. É importante que não manifeste receio ou insegurança diante dos clientes.

 

Solucionador de problemas

Os vendedores não vendem apenas produtos ou serviços, eles vendem soluções, vantagens e benefícios para o consumidor. Para isso, ao invés de tentar convencer o cliente a comprar algo de que ele não precisa, use a sua boa comunicação e confiança para indicar aos clientes os motivos para a aquisição de determinado produto.

Procure sempre oferecer o item ou serviço começando pela solução que ele oferece. A partir disso, use as vantagens e benefícios como reforço para conquistar o cliente.

 

Flexibilidade nas negociações

Um bom vendedor precisa ser maleável na argumentação e no trato, de modo a inferir que as mudanças muitas vezes são essenciais para conseguir sucesso. Se o vendedor não acompanha a evolução do mercado, certamente não conseguirá ter uma carreira produtiva.

Outro bom motivo para o vendedor ser flexível, é que muitas vezes o seu atendimento não está agradando, se tornando necessário alterações na abordagem a fim de obter êxito.

 

Moderação nas redes sociais

Outra habilidade que todo vendedor precisa perseguir para ter sucesso é saber aproveitar as redes sociais. Lembre-se de que o bom relacionamento é fundamental para conquistar (e manter) os clientes. Dessa forma, você poderá usar a internet para fortalecer os laços com o consumidor.

No ambiente on-line, você também poderá mostrar que é um profissional qualificado e de confiança. Por esse motivo, cuidado com postagens que não sejam relevantes para sua carreira — ou ainda com assuntos que possam lhe prejudicar.

Quem pretende ser um expert em vendas precisa de muito preparo e dedicação. Seja para quem está começando na área, seja para quem carece de reciclagem. E se você quer realmente ir além e chegar ao topo saiba mais sobre comunicação de vendas aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s