COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DO SEU NEGÓCIO EM 3 PASSOS

O consultor Márcio Iavelberg mostra as iniciativas indispensáveis para ter uma empresa saudável

marcio_iavelberg

 

Para muitos empreendedores, cuidar das finanças é a parte mais complicada de gerir um negócio. Por mais que o dono do estabelecimento tenha uma pessoa, ou até mesmo uma equipe, para cuidar dos números, é essencial que ele esteja sempre a par do que está acontecendo. No fim do mês, todos os detalhes serão importantes para fechar as contas.

1. Faça um planejamento

Antes de começar o mês, é muito importante é fazer um planejamento orçamentário. Nesse tópico, entra tudo. O empreendedor deve saber quanto vai ter de receita, quanto vai gastar e, principalmente, qual é a expectativa de lucro, ou de prejuízo, para o mês. “Muitos nunca fizeram isso, mas vale fazer esse exercício para saber o que esperar para o mês e não ter grandes surpresas”, afirma Iavelbeg.

 

2. Monte seu DRE

O DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício. O relatório serve para o empresário saber se seu negócio tem sido lucrativo ou não. De acordo com o consultor, existem DREs de mil linhas, mas o básico é muito simples. Você inicia o mês com a receita bruta, retira os impostos e fica com a receita líquida. Após esse passo, retira os gastos variáveis e obtém a sua margem de contribuição. Depois, subtrai os gastos fixos para chegar no lucro operacional. Por fim, após retirar o imposto de renda, chega no valor final do seu lucro líquido.

 

3. Calcule seu preço

É nesse item que muitos empreendedores erram. Na hora de criar o preço do produto, estabelecem um valor de acordo com o mercado sem calcular a situação financeira de seu negócio. “Para a precificação, é necessário analisar os insumos, as despesas fixas, o lucro e a carga tributária da empresa”, afirma Iavelbeg. Se o valor ficar acima do mercado, basta repensar a sua margem de lucro para conseguir se adequar.

Esperamos que continuem seguindo o nosso trabalho! 

Se gostou compartilhe nas redes sociais, deixe a sua opinião. Faça também uma doação de qualquer valor para o nosso blog, assim traremos cada vem mais conteúdos e com melhor qualidade. Para doar, basta clicar no botão abaixo!

 

 

doacao-pagseguro

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s