Facebook: Como impulsionar sua loja ou negócio digital de maneira orgânica

facebook

 

O facebook com certeza é uma das redes sociais mais poderosa que existe na atualidade para quem é empreendedor. Para se ter uma ideia, o facebook possui mais de  1,8 bilhão de usuários no mundo.

Com esse número você tem dúvida que pode impulsionar o seu negócio com essa ferramenta?

Essa semana buscando lapidar mais a capacidade dos meus empreendimentos para usar essa ferramenta com mais precisão, assisti alguns vídeos gratúitos, e resolvi implementar dois treinamentos de baixo custo benefício ao modo com que minhas pequenas empresas operam, e ambos voltados para resdes sociais. 

O primeiro treinamento, Sucesso nas Redes Sociais, que visa redução de até 78% de anúncios no facebook ads, tudo baseado em três modelos de anúncios matadores.

O segundo, Perfil Poderoso, que ensina técnicas matadoras para transformar o seu perfil pessoa em um captador de clientes, e tudo isso de maneira orgânica. 

Baseado nesses dois treinamentos farei uma breve explanação com sobre o assunto baseando-se nesses dois modelos de treinamentos. Na conclusão final, falarei sobre os resultados depois da aplicação prática.

Então vamos lá. Como impulsionar o seu negócio no facebook?

1 – Faça perguntas

 

Se você quer mais interação e ganhar audiência é preciso dar às pessoas algo o que falar. Proponha um assunto que faça seus seguidores pensarem e sintam vontade de responder. Ao criar uma conversa você se aproxima do seu público de descobre novas possibilidades de interação e amplia o seu alcance orgânico.

Sugerimos algumas ideias para ajudar no seu conteúdo tomando como exemplos uma loja de produtos esportivos (B2C) e uma empresa de consultoria financeira para empresas (B2B).

 

Pergunta específica:
Qual o seu esporte para o fim de semana?

Qual o maior diferencial da sua empresa?

 

Pergunta com escolha:
Esteira ou rua? Qual lugar você prefere correr?

Alugar ou comprar um imóvel? O que é melhor para a sua sede ou filial?

 

Pergunta com imagem:
Qual foi a melhor foto esportiva desse mês?

Qual foi o mês mais importante para sua empresa em 2014?

 

Pergunta com verdadeiro ou falso:
Quiz. A seleção brasileira de futebol nunca perdeu uma eliminatória. Verdadeiro ou Falso?
Quiz. Philip Kotler começou a lecionar Marketing em 1962. Verdadeiro ou Falso?

 

Pergunta que relaciona uma experiência:
Qual esporte marcou a sua vida?

O que marcou você no primeiro ano da sua empresa?

 

Pergunta divertida:
Se você pudesse sair correndo agora, para onde iria?
Qual foi a maior “saia justa” que você já passou com um cliente?

Claro que essas perguntas podem ser facilmente ajustadas. Por exemplo, em vez de:

“Qual a maior saia justa que passou com um cliente?”

Você poderia ajustar para: “Qual foi o atendimento mais estranho que você já recebeu em uma loja?”

 

2 – Use imagens

Imagens reforçam sua identidade de marca no Facebook e ajudam muito no relacionamento com o usuário. Se suas postagem provocam reações e interações positivas você está no caminho certo para ampliar o seu alcance orgânico.

Facebook é uma rede visual:

  • 93% das publicações mais engajadas possuem imagens.
  • 53% mais curtidas em postagens com fotos.
  • 104% mais comentários em conteúdos visuais.

Ou seja, para posts com maior alcance, procure inserir imagens.

É fato que as imagens são o carro chefe do conteúdo no Facebook. Assim, procure identificar que tipo de imagens seus fãs preferem. A seguir, faça postagens semelhantes (posts com mesmo tema mas imagens diferentes, por exemplo) e aos poucos vá selecionando quais delas o alcance é maior. Quando um tipo postagem recebeu um bom número curtidas, comentários e compartilhamentos repita o estilo da postagem e continue mensurando o alcance.

 

3 – Postagem na hora certa

O Facebook possui horários de pico de audiência. Durante os dias da semana (especialmente na quarta-feira) os horários das 13h às 17h são os mais movimentados com pico às 15h.

Pegar carona no movimento pode ser uma boa oportunidade assim como um risco onde sua postagem pode se perder no meio de tantas outras. O importante é entender como se

comporta o seu consumidor. Muitas vezes o interesse do público pelo seu produto ou serviço pode ter horários específicos.

E como descobrir o seu melhor horário?

Você pode obter insights da sua Fan Page em “Informações”>“Publicações”.

 

4 – Frequência de postagens

Uma ou duas vezes por dia garante um engajamento de até 40% maior que três pontagens no mesmo período (Fonte: Buddy Media). Isso mostra que qualidade é melhor que quantidade em postagens no Facebook.

Mantenha uma constância no número de postagens. Se a sua empresa não tiver novidades explore o mundo do seu nicho de mercado. Envolva a vida das pessoas e suas rotinas com produtos ou serviços que você oferece. Com certeza não vai faltar assunto.

E se todo o processo ainda for trabalhoso, programar as publicações pode ajudar a maximizar o tempo da sua equipe. Faça isso dentro da plataforma de postagens do próprio Facebook para não perder alcance.

 

5 – Faça uso de vídeos

Vídeos geram muito mais engajamento e alcance que postagens com apenas textos. Não há necessidade de grandes produções, mas cuidados básicos com a gravação, conteúdo, roteiro e criatividade são fundamentais para um maior alcance.  Separamos alguns dados interessantes sobre vídeos no Facebook.

Os primeiros segundos
Crie um conteúdo com impacto logo no início. O Facebook entende como visualização o  número de vezes que o vídeo foi visto por 3 segundos ou mais.

Vídeos curtos
Pense em vídeos de curta duração, os que possuem menos de 21 segundos tendem a ter muito mais visualizações completas que os outros. (Fonte: SocialBakers)

Suba seu vídeo via Facebook
O Facebook prioriza conteúdos inseridos direto da sua mídia, por isso, evite o Youtube para alavancar seu alcance. Suba seu vídeo direto na rede, o resultado é muito maior.

Regra dos 95
95% do vídeo assistido já é considerado pelo Facebook como uma visualização completa. Ele considera os 5% finais como créditos ou comerciais.

 

 

6 – Pegue carona no momento

Outro ponto interessante para aumentar seu alcance é encaixar assuntos do momento relacionando ao seu tema de mercado. Mas tome cuidado para não perder a hora certa da campanha. Falar agora sobre o caso do vestido azul/preto e branco/dourado, por exemplo, poderia queimar a sua marca e dar espaço para piadas em seu perfil.  Tenha também a certeza de que o assunto está “bombando”, você pode estar falando de um assunto que quase ninguém acompanhou e pode não entender o contexto da sua postagem.

Um bom exemplo é a postagem da Rock Content. A nossa empresa parceira pegou carona no lançamento da nova temporada da série House Of Cards da Netflix e divulgou o nosso e-book: “Marketing de Conteúdo para Resultados: alinhando conteúdo ao funil de vendas”. O resultado da postagem gerou um bom alcance orgânico e ótimos resultados.

 

7 – Mostre que você está presente

 

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Um dos maiores fatores de engajamento e alcance são as interações. Mostre que você está presente. Responda todas as perguntas feitas pelos seus fãs, caso não tenha a resposta na hora, como um atraso na entrega de um produto ou falha de software por exemplo, avise que vai trazer a informação o mais breve possível ou indique um canal preparado para o atendimento.

 

Seja sempre pró-ativo e demonstre que há alguém “atrás da máquina” que se preocupa com as pessoas que interagem com a sua marca.  Um bom atendimento é fundamental em qualquer área de atuação da sua empresa.

Seja qual for a sua estratégia, conteúdo de qualidade é o fator mais importante para aumentar o alcance orgânico no Facebook. Seguindo essas 7 dicas esperamos que suas postagens possam ir ainda mais longe.

 

Conclusão

 

94650482_gettyimages-624830956Nas minhas duas lojas físicas, Alquimista Tattoo Studio , e a Aroma’s fragrâncias importadas, tive uma significância enorme nas vendas. A segunda, que é loja mais recente, que vendo somente pelo facebook, aumentou  pouco mais de 200% nas vendas. Isso desconsiderando de momento o  youtube, instagram, twitter e etc…

A sua empresa não pode de maneira nenhuma estar fora das redes socias. Seja no marketing digital ou nas lojas físicas o facebook é imprescindível para o sucesso de suas vendas.

Esperamos que tenha gostado. Ajude nosso conteúdo, divulgue nas redes sociais, compartilhe com seus amigos empreendedores.

Abraço, nos vemos no topo!

 

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