Persuasão na COMUNICAÇÃO para gerar VENDAS

como persuadir seu cliente a comprar um produto- homens de respeito oficial

A comunicação sem dúvida é a chave para realizar vendas. E para persuadir um cliente à comprar você precisa ir para o mundo dele na comunicação.

Por exemplo: Se você está vendendo para um professor, na negociação você vai usar palavras como, educação, ensino, lecionar, aluno, estudo, entendimento, professor… São palavras que estão alinhadas ao dia-a-dia do desse cliente em potencial.

 

Se o seu cliente é médico, use palavras que tenham a ver com o mundo médico, se ele é advogado, use palavras que tenham a ver com o mundo dos advogados. Para persuadir e influenciar você precisa você precisa fazer com que a outra pessoa te entenda, e você só vai conseguir isso, se você se deslocar do seu mundo para o mundo dela na arte de se comunicar

 

Pelo contrário, se você não se coloca em um estado de comunicação que seu cliente entenda, o que acontecerá será um afastamento, não haverá persuasão e influencia, e nesse caso não haverá vendas.

 

O importante é tentar adquirir toda a informação possível do seu cliente, e claro, isso não será possível todas as vezes logo de início, mas é importante saber que: Para se comunicar com um cliente é desnecessário usar palavras difíceis ou palavras inerentes ao seu ramo, que seu cliente não entenda. Ao invés de mostrar que você entende do assunto você estará apenas diminuindo a sua capacidade de criar confiança.

 

Falando a nível neural, se você consegue se deslocar de maneira comunicativa para o mundo do seu cliente, você causará nele a sensação de familiaridade, ou seja, a sensação de que ele está falando com um igual. Isso causa a sensação de confiança. 

 

O Esquecimento do cliente

Quando você apresenta uma mercadoria ou serviços para o seu cliente é muito provável que antes mesmo de você terminar de falar sobre o seu produto ele tenha esquecido boa parte do que você tenha falado pra ele. Isso porque o nosso cérebro é um economizador de energia, então ele guarda o que é importante e dispensa informações acumulatórias. Nesse caso utilizamos então o que chamamos de“Técnica de Recapitulação”

Nesse artigo por exemplo vimos que tipos de palavras devemos usar na hora de uma negociação certo? Também falamos sobre a necessidade de uma recapitulação não é verdade?

Dessa mesma forma você deve fazer com o seu cliente. E é importante que nessa recapitulação perguntas que levam o seu cliente a responder de forma positiva. Por exemplo: ” O senhor se lembra que acabamos de falar sobre a qualidade dessa mercadoria?”

” O senhor se lembra sobre o que eu falei no início a respeito do assunto? “

É dessa forma que fazemos uma recapitulação inteligente, fazendo perguntas que geram respostas positivas do cliente. Dessa forma o seu cliente entende a informação, associa a informação e por fim, aceita a informação.

Espero que esse artigo tenha sido de extrema ajuda, afinal, gostaria de deixar bem claro que temos a intenção de ver você, nosso leitor, no topo, como uma grande pessoa de sucesso.  E deixamos também os créditos e as dicas que deram origem a esse artigo ao grande Jordão Felix, que escreveu o sensacional livro Copywriting- O Guia Definitivo.

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Um abraço a todos, e nos vemos no topo!

 

 

 

 

 

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