Como abrir seu primeiro negócio com pouco investimento?

dono-proprio-negocio

 

Olá tudo bem? É um prazer estar aqui com mais um artigo. A pedido de alguns leitores resolvi trazer algumas informações valiosas sobre como abrir o seu próprio negócio com baixo investimento.

Não é novidade que é difícil achar uma solução ou uma resposta, quando decidimos abrir um negócio próprio, principalmente quando temos pouco dinheiro para investir.

Mas um fato interessante é que SIM, é possível abrir um negócio com baixo investimento.

A seguir você terá acesso a umas “sacadas” muito bacanas sobre como fazer da forma correta, da forma que dá certo. Mas lembre-se, ser empreendedor significa ir aonde a maioria das pessoas não querem ir! Com certeza você já sentiu que tem uma capacidade enorme dentro de si, aquela energia que sabe que pode te levar muito longe, mas que você não sabe como acessá-la, como liberá-la. Espero que esse artigo sirva para te dar algumas perspectivas sobre como ser independente financeiramente e ter sucesso com o seu próprio negócio.

Quando abri a minha primeira pequena empresa, isso já fazem três anos, comecei com um investimento inicial de R$ 450,00, e hoje esse pequeno empreendimento me dá uma renda média de 10 mil reais/ mês. Interessante não?

E a primeira informação valiosa que você vai aprender sobre como abrir um negócio próprio, principalmente se você não tem certeza de qual o tipo de mercado está disposto a atuar, ou mesmo não tem conhecimento da viabilidade, é essa: Você deve começar com o mínimo de investimento possível! 

Antes de chegarmos as opções de nichos que você pode atuar, vamos esclarecer algumas coisas interessantes, que provavelmente farão você enxergar de maneira diferente as possibilidades do seu futuro negócio. Vamos abrir nossas mentes para essa nova forma de enxergar o conhecimento e ver a quais conclusões chegamos?

 

O APAIXONADO PELA IDEIA

 

hombre-de-negocios-desesperado-en-la-oficina-que-mira-abajo-16843708Na minha trajetória como empreendedor tive a oportunidade de observar uma variedade de pessoas que não compreendem ao certo o que é de fato uma “boa ideia de negócio”. Não é nada incomum encontrar pessoas que são tão apaixonadas pelas suas ideias inovadoras, ideias que nunca antes foram vistas no mercado, que esquecem de algo simples: Se nunca foi feito nada igual ou pelo menos parecido, pode ser que não seja uma boa ideia!

A grande verdade é que a maioria de ideias consideradas “revolucionárias” pelos seus criadores são na maioria negócios que não deram certo. É um risco e um evento comum que acontece com pessoas que querem adentrar no mercado com um produto revolucionário.

Claro, com certeza poderíamos listar dezenas de produtos que eram totalmente diferentes e nunca vistos até então, que deram certo. Mas é possível numerar o número de “produtos revolucionários” que falharam? A verdade é que poucos produtos realmente se destacam em meio a milhares de produtos. Então, a primeira dica é: Procure não inventar a roda, ela funciona bem como é! 

Você pode sim em um futuro trabalhar um ideia existente e inovar de diversas formas, mas o ideal para quem quer começar o seu primeiro negócio e cortar grandes possibilidades de perda é procurar mercados que já possuem uma boa aceitação no mercado. No meu caso por exemplo, trabalho com plataformas de afiliados e tenho um ateliê, onde trabalho com tatuagens e desenhos realistas.

Trabalhando com essa mentalidade inicial e, considerando ideias que têm boa aceitação no mercado, você já terá a certeza de que esse modelo de negócio funciona e que esse tipo de produto vende.

 

LOJA FÍSICA OU VIRTUAL?

 

rapariga_de_negocios

 

Como eu trabalho com os dois tipos de empreendimento não poderia ser diferente tocar também no assunto de marketing digital.

Em ponto da minha vida, não sei dizer exatamente quando, mas foi pouco depois que completei 18 anos, decidi que queria ser empreendedor e que não aceitaria trabalhar para outras pessoas, porque eu acreditava que dessa forma eu não conseguiria alcançar o patamar de vida que eu sonhava. No entanto, o pensamento mais errado que tinha, ( e eu imaginava muito dessa forma), é que grandes empreendedores corriam grandes riscos e colocavam grandes quantidades de dinheiro em risco pela oportunidade de grandes lucros, o que é na verdade uma grande armadilha. A verdade é que tudo é totalmente contrário a isso.

Abrir um negócio próprio com baixo investimento de certa forma significa apostar alguma coisa, mas para ser um empreendedor você tem que estar disposto apostar sempre de alguma forma, no entanto, a forma inteligente de se fazer, além de procurar inicialmente mercados “mais tradicionais” que têm garantia de público, é investir o mínimo de capital possível no nicho em que deseja atuar.

Quando pensamos em abrir o próprio negócio pensamos naquele modelo de empresa que tem funcionários, uniforme e funciona em um prédio. No entanto, outras formas de negócios podem ser consideradas nessa equação. O marketing digital por exemplo te dá uma possibilidade de negócio rentável com um percentual de risco quase zero, tudo porque você investe pouquíssimo dinheiro, não precisa contratar funcionários e nem mesmo de abrir firmas e lidar com documentações se assim não quiser, pelo menos não no começo.

No caso do marketing digital, por experiência própria, iniciei apenas com o meu notebook e a minha conexão com a internet. Hoje a minha renda está quase equivalente à do meu ateliê. Obviamente que invisto atualmente algum dinheiro com anúncios pagos no Facebook, mas ainda assim, trabalho não mais do que 2 horas por dia, mas no início de tudo, não gastei um só centavo!

No caso de uma loja física você também pode começar um investimento baixo desde que esteja compatível com a realidade do produto que deseja promover ou produzir. Por exemplo: Bolos no pote, é uma tendência e vende super bem. É um produto de ticket baixo e que as pessoas adoram consumir. Inclusive uma amiga muito próxima trabalha com esse tipo de produto e começou com apenas 500 reais. Recentemente ela largou o emprego e ganha o dobro do que ganhava na empresa que prestava serviço. O que quero dizer é que, independente do tipo de negócio, se ele tiver um potencial de vendas bacana, e uma boa procura no mercado você com certeza conseguirá fazer dinheiro de maneira eficaz.

Essa amiga em questão investiu apenas 32 reais em um e-book, algumas embalagens e nos itens da receita dos bolos. Se for comparar o marketing de afiliados (você vende produtos virtuais de outras pessoas e ganha porcentagem por venda) e a produção de bolos no pote, claro que você demanda mais tempo para a atividade física, mas ambos são de baixo investimento e ambos tem um potencial de lucro muito bom.

 

ANSIEDADE, PIOR INIMIGA DO SUCESSO

 

Sucesso ao abrir o próprio negócio é o que todos procuram, é um fato. Porém um dos inimigos mais poderosos que existe para o empreendedor que está iniciando, chama-se ansiedade, e a maioria de nós seres humanos somos assim, queremos tudo e naquele momento.

O imediatismo faz com que tenhamos boas ideias de negócio, mas quando vamos com muita “sede ao pote” aumentamos e muito a possibilidade de frustração. Então, é de extrema importância saber que você não vai deixar seu emprego atual da noite pro dia para dedicar 100% do seu tempo ao seu novo negócio. Parece algo simples, mas compreender que um negócio de bases sólidas não floresce da noite para o dia é a forma mais segura de evitar frustrações e manter-se focado no resultado final.

Se você presta serviços para uma empresa por exemplo, uma das formas mais sensatas de investir em um novo negócio é esperar o seu décimo terceiro salário, ou o seu salário de férias. Indo mais longe, para os que são um pouco mais organizados e estão dispostos a sacrificar aquele gasto extra de cervejinha no domingo, acumular dinheiro por alguns meses para depois colocar uma ideia de negócio em prática, esse foi o caso. Acumulei pouco menos de 500 reais e iniciei a minha empresa. Em menos de um ano me dedicava 100% ao meu negócio.

A verdade é que não existe negócio pouco lucrativo, o que existem são ideias bem executadas e ideias mal executadas. A diferença é que, se você tem pouco capital para investir esse negócio vai demorar um pouco mais para germinar, mas em algum momento, de acordo com o seu esforço, as coisas começaram a se encaixar.

 

IDEIAS DE NEGÓCIOS DE BAIXO INVESTIMENTO

 

dinheiro2Não é comum em grupos de empreendimento no Facebook, perguntas do tipo: Onde investir com 500 reais? 

Normalmente as pessoas que postam esse tipo de pergunta esperam receitas de negócios que produzirão frutos do dia para a noite, e se você pensa assim esquece, porque isso não existe. Mas existem sim dezenas de ideias de negócios que são ótimas para se começar no mundo do empreendimento, e essas podem trazer um lucro legal em um espaço de tempo razoavelmente curto.

A seguir vou listar umas ideias que tem um potencial e uma aceitação muito boa no mercado, e realmente valem a pena serem consideradas.

 

REVENDAS DE PRODUTOS IMPORTADOS

 

Essa é uma ótima opção, principalmente para quem mora em cidades menores de interior. Revender produtos importados (réplicas) funciona muito bem para quem sai para vender. Um evento comum, e é provável que isso exista na cidade em que você mora, são lojas que compram produtos importados da china, EUA, ou mesmo nas grandes capitais brasileiras e revendem como se fossem produtos originais. 

Não estou de forma alguma dizendo para fazerem isso, é uma prática duvidosa, mas a maneira mais inteligente de aproveitar esse gancho é comprar produtos importados com o menor custo possível e revende-los com valores abaixo do que os que as lojas vendem. 

Logistas menores tem o hábito de venderem roupas e assessórios mais caros porque possuem manequins e faixadas para dar um toque requintado. A sacada é encontrar fornecedores com o menor custo possível e divulgar seu produto para as pessoas, principalmente pelo Facebook, que é a maior ferramenta de tráfego atualmente.

 

COMIDA

 

Assim como o exemplo do bolo no pote, um modelo rentável de baixo investimento é trabalhar com comida. O interessante é que basta fazer um alimento realmente gostoso e sair pra vender!

Um exemplo interessante aqui mesmo na cidade em que vivo é de uma senhora que vende pamonha. Ela começou com um isopor vendendo de porta em porta seu produto toda manhã, durante todos os dias da semana. Cada dia ela trabalhava em um setor da cidade e oferecia o seu produto de porta em porta. 

Muitas pessoas se deixam levar pelo veneno que é a vaidade, acham vergonhoso vender de porta em porta, porém, o que é vergonhoso é não acreditar no potencial do seu sonho e deixar que o ego atrapalhe o seu caminho.

Essa mesma senhora hoje tem uma funcionária que vende com um carro na rua, anunciando seu produto através de uma caixa de som acoplada ao carro. Além disso trabalha um uma feira duas vezes por semana.

Detalha, ela comprou o seu próprio carro vendendo pamonhas de porta em porta!

 

MARKETING DIGITAL

 

ganhos com marketing digital

( Saldo trabalhando com a plataforma de afiliados da Hotmart )

Esse em específico é um modelo de negócio que eu gosto muito de falar porque é o também o tipo de negócio que eu atuo.

Adquirir independência financeira usando apenas um computador e conexão com a internet é uma ideia muito interessante, que me atraiu desde o começo. Mas ao contrário do parece, apesar do investimento ser quase zero, no inicio você vai ter que disponibilizar algumas horas por dia pra que seu negócio dê certo.

Esse método é o Programa de Afiliados. Mas o que seria? Falando de maneira simples, seria você vender um produto digital de alguém, curso, e-book, treinamentos em vídeo, ou até mesmo produtos físicos, e você ganha uma comissão por cada venda realizada.

Porque é viável? Porque o que você vai usar está a sua mão todos os dias, a internet, e você pode começar oferecendo produtos para amigos e familiares, pode fazer anúncios no Facebook, trabalhar com fanpages, whatsapp e outras redes sociais. As possibilidade são infinitas. O interessante é que é tudo muito simples de se compreender, você se cadastra em uma plataforma de afiliados, escolhe os produtos que quer divulgar e parte para as vendas. A plataforma escolhida cuidará do recebimento e da entrega do produto, e você se preocupa apenas em fazer a transferência de seus ganhos para  a sua conta.

Além do mais, nessa mesma plataforma você consegue encontrar treinamentos de boa qualidade e com custos baixos muitas das vezes, como o treinamento “Como ganhar dinheiro em casa como afiliado”. que tem um conteúdo impressionantemente relevante e de baixo custo.

 

A MANEIRA DE FAZER SEU NEGÓCIO DAR CERTO

 

bigstock-Business-people-shaking-hands-42882745-690x432Quando meus amigos me perguntam como fazer pra abrir um negócio do zero e com pouco dinheiro, ou mesmo quando alguns amigos que tem pequenos negócios me pedem dicas, a frase que eu mais gosto de dizer é: “A única forma de fazer um negócio dar certo é partir para a prática. Tenha a ideia, crie o produto, e saia para vender!”

Você não deve perder tempo querendo montar mega-estratégias de vendas com as grandes empresas fazem, se o seu negócio começa com baixo investimento, querer adaptar planos de negócios que não cabem no seu empreendimento é perca de tempo.

Organize sua ideia em um nicho que tem aceitação no mercado, produza seu produto com carinho e qualidade, depois disso ofereça. No início você ouvirá vários “nãos”, mas é a partir dessas negativas que você vai entender onde deve melhorar e como trabalhar melhor.

Nenhuma ideia é pequena o suficiente, todo negócio bem estruturado independente do seu tamanho tem possibilidades de escalar e chegar a grandiosos resultados!

 

PARAMOS POR AQUI?

 

como-ganhar-dinheiro-com-programas-de-afiliadosPra quem quer se aprofundar mais e começar com o pé direito, evitando erros que a maioria comete e aumentar o seu potencial de sucesso, indico aqui um treinamento que estudei e implementei muita coisa nos meus empreendimentos, o “Como Abrir o Seu Negócio Próprio” , que oferece uma estrutura muito boa para abrir um negócio do zero.

O outro é para quem como eu, quer trabalhar no conforto de casa com a internet, no marketing de afiliados. Esse treinamento que vou indicar agora te ensina o passo a passo para criar seu negócio na internet, desde os conceitos do marketing digital, montagem da sua máquina de vendas online, até estratégias de vendas, o “Como Ganhar Dinheiro Em Casa Como Afiliado Em 30 dias”.

Espero sinceramente que tenha oferecido um conteúdo de valor ao compartilhar minhas experiências. Se gostou desse conteúdo siga-nos no Facebook, compartilhe nas redes sociais e indique esse artigo a um amigo empreendedor.

Rafael Santos,

Pequeno empresário, empreendedor digital e escritor desse site.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s